Pesquisar este blog

01/12/2011

Flora Izabel revela que mestres e grupos de cultura vão ganhar bolsa de 1 salário



A deputada estadual Flora Izabel (PT) disse nesta quinta-feira, em discurso na Assembléia Legislativa do Piauí, que o Governo do Estado vai lançar neste mês o edital para escolha dos mestres da cultura do Piauí e grupos culturais que passarão a receber uma bolsa de um salário mínimo como incentivo cultural através da “Lei do Patrimônio Vivo”. Ela falou que o edital é um passo importante para regulamentar a lei 5.816, de 16 de dezembro de 2008, de sua autoria que institui, no Estado, o Registro do Patrimônio Vivo.

Segundo a deputada, a lei e o edital, que será lançado, vão beneficiar, por exemplo, os mestres da cultura ligados ao reisado, à música, ao bumba-meu-boi, à dança e os grupos tradicionais ligados a diversas manifestações culturais. “Com o lançamento do edital, os mestres vão fazer as inscrições para concorrer à bolsa de incentivo cultural. Com isso, eles vão poder repassar seus conhecimentos para outras gerações. Assim, haverá uma maior difusão e preservação dos traços culturais do Piauí”, falou Flora Izabel.

A deputada falou também sobre o lançamento da campanha, nesta quinta-feira, do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, que visas também combater o preconceito. Ela falou que os jovens gays são público-prioritário da campanha, que tem como slogan “A aids não tem preconceito. Previna-se”.

A parlamentar justificou que ao longo dos últimos 12 anos, a porcentagem de casos na população de 15 a 24 anos registrou uma queda, enquanto entre os gays da faixa etária foi registrado aumento de 10,1% nos casos de Aids.

“O Ministério da Saúde informou que no ano passado, para cada 16 homossexuais dessa faixa etária vivendo com Aids, havia 10 heterossexuais. Essa relação, em 1998, era de 12 para 10. Então, esta campanha é muito importante também para o Estado do Piauí”, explicou Flora

Nenhum comentário:

Postar um comentário