Vereador Deolindo Moura * PT / Teresina - PI |
Na expectativa do retorno às atividades legislativas na Câmara Municipal de Teresina, o vereador Deolindo Moura (PT) celebrou o balanço das atividades parlamentares no ano de 2019. Ao todo, o vereador propôs 78 Projetos de Lei, dos quais 30 foram aprovados pela Casa Legislativa e 22 se tornaram Lei após sanção do Prefeito Firmino Filho.
Muitas das iniciativas obtiveram grande repercussão. Foi o caso da Lei nº 5.419, que proíbe a desigualdade de gênero em premiações esportivas para homens e mulheres de Teresina.
“Esse foi um projeto que partiu da observação da luta por igualdade de gênero. Em pleno século XXI, as mulheres continuam sofrendo com a discriminação, recebendo salários menores e sendo vítimas de diversas outras formas de preconceito. Nesse sentido, a sanção dessa lei representa um grande avanço, considerando que as mulheres se dedicam, e muito, nas competições esportivas. Isso deve ser reconhecido e valorizado por todos”, destaca Deolindo Moura.
Discutir os problemas da população foi outra preocupação do vereador. Ao longo do ano, diversos bairros de Teresina receberam a visita da Câmara Itinerante, que leva audiências públicas até às comunidades.
“Sempre que visito algum bairro, escuto as reivindicações da população. Penso que é meu dever, como vereador, agir para que as instituições responsáveis prestem os devidos esclarecimentos. Os principais temas debatidos são segurança, iluminação pública, limpeza, pavimentação, abastecimento de água, entre outros. Esse é o momento em que os moradores se sentem à vontade para cobrar melhorias”, analisa o vereador.
Conhecido por ser um defensor da juventude, da família, e do empreendedorismo, Deolindo Moura destinou Emendas Parlamentares de incentivo e valorização ao trabalho de microempresários, como é o caso do Empreende Bairro, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec).
“Me senti muito satisfeito em destinar R$ 100 mil para a segunda e terceira edição desse programa, nos bairros Mocambinho e Promorar. Os trabalhadores e trabalhadoras autônomas precisam, desse apoio, de capacitação e de orientação. Sem incentivo, fica muito difícil eles conseguirem prosperar e sustentarem suas famílias. Por isso também, fiz questão de apoiar a Feirinha Familiar do Mocambinho, uma excelente oportunidade dos moradores exporem e comercializarem seus produtos artesanais na praça do bairro, que antes era abandonada”, enfatiza o parlamentar.
Para 2020, Deolindo promete: “Vamos ter muitas outras ações de diálogo, incentivo e propostas de melhorias. O meu sentimento agora é de tranquilidade. Sei que dei o meu melhor para ajudar nossa cidade a ser um lugar cada vez melhor. Graças a Deus, tenho recebido muito apoio e reconhecimento por parte da população. Isso é, realmente, motivador”, destaca.