Vereador Dudu do PT |
Nesta quarta-feira (20), na Câmara Municipal de Teresina, o vereador Dudu (PT) cobrou explicações sobre as emendas parlamentares que ainda não foram concedidas pela Prefeitura de Teresina. Segundo Dudu, o acordo feito entre o prefeito Firmino Filho e os vereadores, em 2013, não foi cumprido.
Um requerimento, de autoria do vereador Dudu, foi aprovado. O documento pede que o prefeito dê explicações sobre o atraso do repasse das verbas que cada parlamentar tem direito. "Isso é desmoralizador para todos. Nós vamos às comunidades, dizemos que vamos destinar a emenda parlamentar para determinada obra que o local necessita, mas não podemos cumprir nossa palavra porque o chefe do Executivo não libera a verba. É revoltante!", afirma Dudu.
O vereador cita ainda que o descumprimento das emendas parlamentares por parte do Executivo caracteriza-se improbidade administrativa. "A Prefeitura tem que responder quanto ao prazo destas emendas. O mandato já está prestes a se encerrar e nós não estamos pedindo esmolas. É um direito dos vereadores que é revestido em melhorias e obras para a população de Teresina", diz.
O cumprimento das emendas está na previsão orçamentária do município, segundo Dudu. "Ninguém está acima da Lei. Estão julgando a Dilma por pedaladas que até mesmo o TCU (Tribunal de Contas da União) aprovou, imagine se pedíssemos o Impeachment do Firmino, com o descumprimento desta Lei?", questiona Dudu.